Cabo Verde está a beneficiar do programa de implementação do Plano Nacional de Segurança Operacional (NASP) através do Bureau Regional para a Africa Ocidental e Central (WACAF), da Organização Internacional da Aviação Civil(ICAO).
O apoio através da ICAO WACAF estabelece uma assistência técnica na elaboração do plano de ação para o desenvolvimento e implementação do NASP, que se quer inclusivo ao agrupar diversos atores ligados à segurança operacional. Assim, ao nível de Cabo Verde, além da Agência de Aviação Civil (AAC) que lidera o processo, participam na equipa de implementação o Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Marítimos (IPIAAM), os Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), os Transportes Aéreos de Cabo Verde(TACV) e os Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV).
O Plano Nacional de Segurança Operacional é um documento orientador que contém as estratégias que os Estados Membros da ICAO desenvolvem para a gestão da segurança operacional(SO) durante um determinado período de tempo. Esse documento lista todas as questões de SO nacionais, estabelece objetivos e metas mensuráveis, e apresenta uma série de iniciativas de melhoria da segurança para tratar as deficiências identificadas e assim atingir os objetivos e metas de SO nacionais.
Uma reunião recente da equipa de implementação serviu de arranque do processo de implementação do NASP, e coloca Cabo Verde na lista de países que já implementaram ou estão em fase de implementação do Plano.