Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, a AAC, representada pelo Administrador Vasco Vieira, que se fez acompanhar pelo Coordenador da área de Licenciamento de Pessoal, Denilson Ribeiro, realizou uma missão de serviço ao Brasil, para efetuar uma visita à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sua congénere brasileira.
Durante a visita foram realizados vários encontros, onde estiveram sobre a mesa assuntos como a certificação de escolas de aviação, a certificação da navegabilidade contínua de aeronaves da aviação geral e a partilha de experiência alusiva ao processo USOAP-CMA.
Esta missão trouxe importantes contributos para o fortalecimento da cooperação técnica existente entre ambos os países, em particular nos domínios da formação e da supervisão.
A autoridade aeronáutica brasileira, após ter compartilhado a sua experiência na área de formação, manifestou a sua inteira disponibilidade para capacitar os quadros cabo-verdianos, quer pela via das ações formativas presenciais, quer através da formação à distância (CBT).
Nesta visita foi igualmente disponibilizada à AAC, a oportunidade dos seus inspetores participarem de formações na área da supervisão, com hipótese de testemunharem ações in loco (OJT), como por exemplo, acompanhar processos de certificação/inspetiva de escolas de aviação e/ou de qualquer outra organização ligada à área da segurança operacional.
Por último, ficou ajustado a possibilidade de as duas autoridades aeronáuticas virem a alargar a base da cooperação ao processo de planeamento e à autoavaliação, ligadas às missões de supervisão conduzidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO), com ênfase para a auditoria a que os Estados são submetidos no âmbito do programa USOAP-CMA.