Uma equipa técnica do MCC- Millennium Challenge Corporation encontra-se em Cabo Verde com a missão de preparar o 3º Compacto do MCC, que desta feita tem como áreas prioritárias, definidas pelo Governo, a Conectividade Interilhas, Internacional e Intermodal e a Conectividade Digital que posteriormente deverá ser negociado com o MCC.
É neste quadro que a referida equipa reuniu-se hoje com a Agência de Aviação Civil, autoridade máxima da aviação civil no país, a fim de se inteirar da política para o sector da aviação, os projetos e os principais desafios.
Aspetos como a organização da instituição, os ganhos que esta tem alcançado ao longo dos anos bem como as linhas estratégicas da AAC para o futuro, foram partilhados e discutidos na reunião.
“O foco desta administração é apostar fortemente nos recursos humanos, por forma a capacitar e reter quadros qualificados. Entendemos que o investimento nos recursos humanos irá não só garantir que o país continue a ter profissionais aptos a implementar e seguir as normas internacionais e as melhores praticas da indústria, mas também ajudar no crescimento seguro e sustentável da aviação civil nacional, mantendo com isso a certificação e a manutenção da reputação do país no cenário global da aviação.” – Mário Gomes PCA AAC.
O projeto da construção da sede da AAC aliada á edificação da academia de aviação civil, será um passo importante para a concretização destes objetivos.
Almejamos ainda reforçar a presença e participação ativa de Cabo Verde nas organizações regionais e multilaterais, e, consequentemente, promover Cabo Verde como um centro de serviços de aviação civil de excelência na região.
De relembrar que Cabo Verde foi selecionado, no ano passado, para um novo compacto do MCC- Millennium Challenge Corporation no quadro do programa de concessão de cinco anos.