Cabo Verde está comprometido em aprimorar a segurança da aviação e o aprovisionamento de atividades de apoio. O objetivo deste Plano Nacional de Segurança da Aviação (NASP) é reduzir continuamente as fatalidades e o risco de fatalidades por meio do desenvolvimento e implementação de uma estratégia nacional de segurança da aviação. Um sistema de aviação seguro, resiliente e sustentável contribui para o desenvolvimento econômico de Cabo Verde e suas indústrias.
O NASP promove a implementação efetiva do sistema de supervisão de segurança de Cabo Verde, uma abordagem baseada em riscos para a gestão da segurança, bem como uma abordagem coordenada de colaboração entre Cabo Verde e outros Estados, regiões e setores da indústria. Todas as partes interessadas são incentivadas a apoiar e implementar o NASP como a estratégia para a melhoria contínua da segurança da aviação.
A elaboração do NASP contou com a participação dos stakeholders do setor da aviação civil em Cabo Verde, nomeadamente o IPIAAM, a ASA, os TACV - Cabo Verde Airlines e a TICV.
O NASP de Cabo Verde está alinhado com o Plano Global de Segurança da Aviação (GASP, Doc 10004) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).