Caiu o pano sobre o workshop cujo lema “Implementação e Uso do Sistema de Aumento Baseado em Satélite em Africa” decorreu durante dois dias na cidade da Praia, e reuniu várias entidades nacionais e regionais.
Os requisitos técnicos para uso do sistema SBAS na navegação aérea foi um dos temas apresentados no dia 17 de fevereiro, último dia do evento. A necessidade de definição e instalação de estações terrestres nos estados estratégicos, visando melhorar a cobertura dos sinais satélites foi outro elemento analisado pelos participantes. Cabo Verde, no quadro do Programa ANGA, poderá acolher uma das estações de referencia, o que trará benefícios para navegação área da região continental ocidental, central e oceânica.
Ainda durante o segundo dia do evento a empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) fez o ponto de situação da implementação das especificações de navegação ligadas à chamada Navegação Baseada na Performance (PBN). Neste particular a ASA mostrou o grau de inovação que está a ser feito nos principais aeroportos do país e na Região de Informação de Voo- FIR do Sal.
Com o cair do pano sobre o evento, um conjunto de recomendações foram feitas e que deverão guiar os próximos passos na implementação do SBAS.
Assim destaca-se a realização de uma reunião de coordenação entre a ASECNA e as entidades da aviação civil em Cabo Verde.
Conduzir ações de sensibilização para operadores aéreos e também a setores não ligados à aviação civil, que poderão beneficiar do SBAS, foi outra das recomendações saídas do workshop.
Os participantes recomendaram, ainda, a realização de sessões envolvendo todos os estados membros da região oeste e central do continente africano(WACA).
Encorajar Cabo Verde a juntar-se ao sub-grupo APIRG ligado às Infraestruturas e Gestão da Informação foi também sugerido, de forma a que o arquipélago tenha um papel mais ativo no processo.
De salientar que a margem do evento uma delegação do Escritório do Programa Conjunto (JPO) SAT NAV Africa liderada pelo seu diretor, Semou Diouf, e acompanhada do Administrador da AAC, Carlos Rodrigues, foi recebida pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, com o intuito de sensibilizar, sobretudo, os decisores políticos dos benefícios da implementação do sistema que será útil para vários setores. O governante foi informado do estado de implementação do Sistema de Aumento Baseado em Satélite nas regiões ocidental e central, e o prospeto do SBAS ser implementado na região já a partir de 2025 através do Programa ANGA.