Autoridades de Aviação Civil reunidas em seminário internacional sobre o Ambiente 2018-03-05

A Agência de Aviação Civil (AAC) realiza, entre os dias 27 de fevereiro a 01 de março de 2018, um Seminário internacional sobre os impactos da emissão de CO2 no meio ambiente. Este seminário que reúne os países membros da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL), tem o alto patrocínio da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e visa estreitar a cooperação entre os Estados lusófonos na elaboração e atualização de planos de ação de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) na aviação.

Perante as dificuldades e complexidade da matéria ambiental, a OACI, em colaboração com algumas organizações internacionais, nomeadamente a União Europeia, criou um programa de financiamento/apoio a alguns estados africanos na elaboração dos referidos planos de ação (países beneficiários: Angola e São Tomé e Príncipe), com vista à implementação de medidas para mitigar o impacto do setor de aviação nas alterações climáticas.

Complementarmente, aquele organismo internacional lançou o ”Buddy Programme”, incentivando os  Estados que já elaboraram os seus Planos a cooperarem com os demais Estados visando o apoio na elaboração dos referidos planos. Cabo Verde, considerando a similaridade arquipelágica, assinou com São Tomé e Príncipe, um acordo cooperação para receber o apoio na elaboração do plano de ação ambiental.

É neste contexto, que se encontram reunidos na cidade da Praia, os Pontos Focais ambientais das autoridades aeronáuticas dos países da CPLP, e os diversos parceiros do sector para, em conjunto com a OACI, trabalharem na elaboração dos Planos de Redução de Emissão de CO2.

Tendo em conta que, 30 de junho do corrente ano, é o prazo definido pela OACI para a entrega dos planos, a CAACL, na sua última reunião, decidiu pela criação de um grupo de trabalho envolvendo os Pontos Focais dos Estados Membros, visando a cooperação na elaboração e atualização dos respetivos planos de ação.

O encontro decorre durante 3 dias e, espera-se que no final da acção de formação, todos os estados membros estejam em condições de actualizar e/ou finalizar os seus planos de acção que serão entregues àquela Organização no final do semestre.

Tags: ambiente

Partilhar