Na sequência da renovação do Certificado de Operador Aéreo (AOC) dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), uma equipa de inspetores das áreas de Padrão Operacional e Aeronavegabilidade, da Agência de Aviação Civil (AAC), supervisionou o voo de demonstração do Boeing 737-700 de matrícula cabo-verdiana, D4-CCI.
O voo de demonstração, que aconteceu domingo, 8 de maio de 2022, é uma exigência legal que ocorre quando se introduz um novo tipo de aparelho na frota de uma transportadora aérea, antes do início das operações. Neste caso, o aparelho recebeu o registo nacional, e foi adicionado às Especificações de Operações (Ops Specs) que é parte integrante do Certificado de Operador Aéreo. Este facto, permite a plena exploração do aparelho pela companhia nacional, com tripulações de voo, de cabine e de manutenção com licença cabo-verdiana.
Anterior ao voo de demonstração, a 3 de maio, foi avaliada a capacidade de evacuação de passageiros em situações de emergência em terra e no mar.
Refira-se que a certificação do Boeing 737-700, matrícula D4-CCI e a renovação do Certificado de Operador Aéreo (AOC) aconteceram em finais de abril último.