Cabo Verde coordena e executa, através da Agência de Aviação Civil (AAC), Instituto de Meteorologia e Geofísica (INMG), Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), o exercício de cinzas vulcânicas dos países da Região AFI (Região Oceânica Africa e Índico), intitulado AFI VOLCEX 21/01, e que acontece no dia 30 de novembro de 2021.
O AFI VOLCEX 21/01 está em conformidade com o Plano AFI, em que exercícios de cinzas vulcânicas deverão ser implementados principalmente nos países com vulcões ativos, devendo ser testados o Plano de Contingência AFI e os respetivos planos nacionais, envolvendo os demais países da zona AFI.
Por ter um vulcão ativo, e possuir uma organização efetiva e reconhecida pela comunidade aeronáutica internacional, Cabo Verde foi incumbido de liderar o primeiro exercício de cinzas vulcânicas na zona AFI.
Assim, no âmbito da preparação do referido exercício foi criado um grupo de trabalho formado com especialistas em Meteorologia Aeronáutica, Geofísica, Informação Aeronáutica, Tráfego Aéreo, Comunicação Navegação e Vigilância e Navegação Aérea no geral, com o suporte das diferentes entidades, nomeadamente INMG, ASA e da Autoridade Aeronáutica AAC.
Para melhor preparar o 1º Exercício de Cinzas Vulcânicas da zona AFI, foi assinado um cronograma de eventos que vincula as diferentes entidades envolvidas no exercício, com objetivo de melhorar a coordenação e a implementação do Plano de Contingência ATM e Plano de Contingência de Cinzas Vulcânicas da zona AFI.
O Grupo de trabalho do exercício tem executado reuniões e partilha de informações, internamente e com a ICAO, com o objetivo de melhorar a Diretiva do Exercício e dois exercícios de mesa foram realizados, com objetivo de simular o exercício e preparar os participantes para o dia do exercício.
O AFI VOLCEX 21/01conta com a participação de entidades Cabo-verdianas (AAC, INMG, e ASA), e estrangeiras, nomeadamente a ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil), ASECNA (l’Agence pour la Sécurité de la Navigation Aérienne en Afrique), ANACIM (l’Agence Nationale de l’Aviation Civile et de la Météorologie du Sénegal), e operadoras aéreas Air Senegal, Delta Airline e Emirates Airlines.
O simulacro de cinzas vulcânicas será despoletado às 0930TMG(tempo universal) e será encerrado as 1230TMG do dia 30 de novembro de 2021.