Aeroporto Internacional da Boa Vista testa capacidade de resposta a emergências 2021-12-01

O Aeroporto Internacional Aristides Pereira (AIAP) testou no passado 28 de novembro a capacidade de resposta dos diversos serviços aeroportuários  a uma situação de emergência no solo.

O exercício Eighteen, que testou a globalidade das funcionalidades do aeroporto, enquadra-se nas obrigações legais dos operadores aeroportuários, que devem com frequência organizar eventos do tipo para teste da sua capacidade de resposta.

O cenário escolhido permitiu a todos os intervenientes, ASA, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, Delegacia de Saúde da ilha, Cruz Vermelha, entre outros atores, medir o grau de eficácia para uma resposta em situação de crise, envolvendo um acidente aéreo.

O exercício envolveu uma dupla dimensão de segurança operacional e segurança contra atos ilícitos (Safety & Security), e aconteceu no recinto aeroportuário no âmbito do Plano de Contingência do Aeroporto Internacional Aristides Pereira.

A Agência de Aviação Civil (AAC), acompanhou, todo o exercício e estará em condições de fazer recomendações de melhoria, como tem sido o caso com outros exercícios semelhantes feitos pelos operadores aeroportuários nacionais.

O objetivo do exercício é testar a capacidade de resposta de todos os intervenientes no caso de uma ocorrência real e avaliar a adequação dos procedimentos de emergência, promovendo aprendizagem e ações de melhoria.

 

Partilhar