A Área de Medicina Aeronáutica da Agência de Aviação Civil (AAC) fiscalizou entre os dias 24 e 26 de março de 2023 e de forma aleatória tripulações de voo(pilotos), pessoal navegante de cabine (comissários de bordo) e controladores de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral na ilha do Sal.
A ação que se enquadrou no plano de atividades das inspeções da AAC, teve como objetivo fazer o despiste de uso de substâncias psicoativas por parte dessas categorias profissionais da aviação civil.
A atividade lideraada pelo Coordenador da Área MED, o médico, Henrique Vera-Cruz é feita com frequência de modo que, e através do controlo de substâncias psicoativas, conferir maior segurança às operações aéreas.
Saliente-se que nos Regulamentos da Aviação Civil de Cabo Verde, concretamente, no CV-CAR 2.4 que aborda as disposições médicas para licenciamento do pessoal, encontram-se os elementos-chave que permitem a supervisão daquelas categorias profissionais no que tange à proibição do uso de substâncias proibidas.
Na semana passada uma ação semelhante também foi levada a cabo no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, em que a AAC submeteu a controlo de uso de substâncias psicoativas quatro tripulantes de uma aeronave e dois controladores de tráfego aéreo.
De referir que durante o ano de 2023 a Área de Medicina Aeronáutica da AAC tem planificada outras ações de despiste de substâncias psicoativas, assim como supervisão de Certificados Médicos, e de fiscalização de clínicas credenciadas para o exercício da medicina aeronáutica no país.