Uma missão da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) de Portugal conduziu entre 12 e 16 de setembro, uma ação de controlo de conformidade AVSEC do estatuto de Transportadora Aérea de Carga e Correio de país terceiro para a União Europeia (ACC3), que visa as operações de carga/correio das operadoras TACV e TAP, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela na Praia.
A Agência de Aviação Civil (AAC) através da Área de Segurança e Facilitação apoiou a missão da equipa de inspetores da ANAC Portugal.
A inspeção decorre da regulamentação da aviação civil da União Europeia que estipula que as transportadoras aéreas que transportem carga/correio de um aeroporto de um pais terceiro para trânsito, transferência, ou descarga em qualquer aeroporto da União Europeia, devem ser designados AAC3, e por consequente sujeitas à verificação de conformidade.
Neste momento, e a partir do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, as operadoras TACV e a TAP são as únicas designadas para esse tipo de operações, pelo que caem no escopo da inspeção de conformidade AVSEC da Autoridade Nacional de Segurança da Aviação Civil portuguesa(ANSAC).