A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) conta com a assistência técnica da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) no processo de certificação em curso da aeronave Embraer 190-100 IGW da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV).
Para o efeito, uma equipa envolvendo inspetores de Cabo Verde, Nigéria e Brasil está a conduzir o processo que permitirá a aeronave, matrícula D4-BFE, obter todos os certificados, assim como a certificação de pessoal que deverá operar a aeronave de acordo com os Regulamentos da Aviação Civil de Cabo Verde (CV-CAR). Por ainda não ter inspetores formados nesse novo tipo de aparelho, a AAC fez recurso às parcerias existentes com a Nigéria e o Brasil, permitindo o envio de dois inspetores de operações a Cabo Verde.
O Comandante Olawale Salami, Inspetor das Operações de Voo da NCAA esteve em Cabo Verde entre 24 de julho e 5 de agosto de 2022, apoiou a AAC na avaliação documental do processo de certificação do Embraer 190, acompanhará a inspeção de treinos dos pilotos da TICV em Amsterdão na semana de 21 a 30 de agosto e no final do mês de agosto estará em Cabo Verde para co-supervisionar a fase de voo de demonstrações de evacuação de emergência, amaragem forçada e voos de demonstração.
No futuro, a NCAA deverá continuar a apoiar a AAC, particularmente nas áreas de certificação de novos tipos de aeronaves, e no treino de inspetores na modalidade on job training(OJT).
Refira-se que AAC e NCAA são membros da Organização de Supervisão da Segurança Operacional do grupo Acordo de Banjul (BAGASOO), uma entidade que agrupa as autoridades de aviação civil de Cabo Verde, Gambia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Nigéria e Serra Leoa. A organização foi criada com o propósito de melhorar os padrões de segurança operacional da aviação civil nesta região da Africa Ocidental.