ICAO conclui debate sobre a aviação civil e a COVID-19 2021-10-26

Cai o pano sobre a Conferência de Alto Nível da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que esteve reunida entre 12 e  22 de outubro de 2021.

Sob o lema “Uma Visão para a Recuperação da Aviação, Resiliência e Sustentabilidade”, os estados-membros passaram em revista um conjunto de temas, num debate que pretendeu lançar luzes para o contexto pós pandemia da COVID-19. Assim, temas como medidas de segurança operacionais relacionadas com a pandemia de Covid-19, medidas operacionais de facilitação também relacionadas com a atual pandemia, evolução e atualização do programa USOAP CMA (Programa Universal de Auditoria e Supervisão da Segurança Operacional – Metodologia de Monitorização Contínua) foram amplamente debatidos entre os participantes.

 Os representantes dos estados-membros da ICAO, puderem ainda, analisar o reforço da coordenação nacional e da cooperação internacional, bem como formação e treino em apoio à recuperação em contexto COVID-19, e como melhorar a partilha de dados digitais durante e no período pós pandemia. Tendo em conta que a crise afetou profundamente as operações aéreas, os representantes dos estados-membros da ICAO emitiram também recomendações concretas no que se refere à aptidão psicológica e física do pessoal de aviação civil afetado pela interrupção das operações aéreas.

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) participou neste evento em representação do Estado de Cabo Verde, e uma das expetativas é que as recomendações saídas dos diversos painéis permitam aos estados-membros uma melhor largada a todos os níveis, no contexto pós-pandémico.

A conferência de Alto Nível da Organização da Aviação Civil Internacional foi encerrada, sexta-feira, 22 de outubro com uma mesa redonda ministerial, nesse evento mundial que aconteceu num formato híbrido (presencial e à distância).  A AAC esteve representada pelo Administrador Executivo, Vasco Vieira.”

Partilhar