A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) reúne os estados-membros na Conferência de Alto Nível que vai analisar a COVID-19, num momento em que já se assiste a sinais de retoma após quase dois anos de crise pandémica.
A delegação de Cabo Verde é liderada pelo Administrador Executivo Vasco Vieira, e é composta pelos Coordenadores das áreas de Padrão Operacional e de Segurança e Facilitação da Agência de Aviação Civil (AAC), respetivamente Denilson Ribeiro e Nuno Fortes.
O evento que está a acontecer em regime híbrido (virtual e presencial) decorre de 12 de outubro a 22 do mesmo mês, sob o lema “ Uma Visão para a Recuperação da Aviação, Resiliência e Sustentabilidade além da Pandemia Global”, e pretende lançar um olhar crítico sobre os vários aspetos que impactam a aviação neste momento de retoma gradual da normalidade.
De acordo com a agenda da ICAO para o evento, pretende-se com esta conferência chegar a um elevado grau de consenso, através de uma abordagem multilateral, e que seja apoiado através da vontade política pelos estados-membros com vista a uma retoma eficiente do setor da aviação civil da crise COVID-19.
A ICAO antevê que os debates possam, ainda, construir as bases para reforçar a resiliência na aviação civil buscando uma lógica de sustentabilidade do setor que foi um dos mais abalados pela pandemia ainda em curso.
A conferência de Alto Nível da ICAO sobre a COVID-19 vai debruçar-se sobre várias questões, com destaque para à segurança operacional e facilitação, tentando compreender os efeitos económicos sobre o setor da aviação civil. Deverá ainda estimular o debate para o reforço dos esforços coletivos e na harmonização de medidas e gestão estratégica do risco através da implementação das recomendações da Força Tarefa para a Recuperação do Conselho da ICAO(CART).