Cabo Verde eleito membro do Conselho da ICAO

Pela primeira vez, Cabo Verde é eleito membro do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO), eleição que ocorreu ontem, dia 4 de outubro de 2016, durante a 39º Assembleia da ICAO, que se realiza em Montreal, Canadá.

Com um total de 136 votos, o candidato de Cabo Verde, Dr. Carlos Monteiro, quadro da AAC e ex-dirigente desta instituição (2001 – 2013), tem a partir de agora, a honra e exigente responsabilidade não só de representar o país no Órgão máximo de aviação civil internacional, bem como a todos os Estados membros da CEDEAO, durante os próximos três anos.

Segundo nota do Governo de Cabo Verde, Ministério da Economia e Emprego, a assunção de um assento no Conselho da ICAO, confere ao País uma posição privilegiada, que potencia a sua participação na formulação de políticas para o sector, na promoção e internacionalização de quadros nacionais junto das organizaçãoes de aviação civil e, por conseguinte, na influenciação de posições que sejam benéficas para Cabo Verde e para a Região. Ainda, o mesmo documento refere como determinantes para a escolha, o facto de Cabo Verde pagar regularmente as suas quotas à ICAO, o que lhe garante direito a voto na Assembleia Geral; ser membro de pleno direito da Comissão da União Africana para o setor da Aviação Civil (CAFAC); e ter instituído uma Autoridade de Aviação Civil autónoma.

Mais informações também disponíveis no site da ICAO.